A embalagem e a identificação de qualidade são fundamentais nas operações logísticas.
A embalagem tem uma série de funcionalidades que vão muito além de cobrir um produto. Seu papel impacta diversos setores de uma empresa, sobretudo o marketing, as vendas, a qualidade, a responsabilidade socioambiental e a logística.
Além de serem responsáveis por envolver os produtos e identificá-los com a marca e a identidade visual da companhia; atraírem clientes e gerarem apelo ao consumidor (para o caso de embalagens de vendas); causarem impactos mínimos no meio ambiente (materiais recicláveis, pacotes reaproveitáveis ou vasilhames retornáveis) e serem adequadas para o tipo de produto, as embalagens são extremamente relevantes para as operações logísticas, já que transitam por todas as etapas - da produção até o consumidor final. Nesta matéria falaremos sobre o seu desempenho para a logística.
A embalagem na logística
A embalagem é um dos fatores que garante a excelência em uma entrega. Ela impacta no armazenamento, nas operações e é um facilitador para o transporte de cargas. Por isso, sua escolha é uma decisão estratégica e requer atenção especial, a fim de que toda a movimentação ocorra com segurança e qualidade.
As embalagens são divididas em tipos:
Primária: embalagens que têm contato direto com o produto. Exemplo: papel que envolve um doce de amendoim;
Secundária: essas embalagens têm a função de agrupar produtos de uma mesma categoria. Seguindo o exemplo acima: o saco plástico que envolve 100 unidades de doce de amendoim;
Terciária: também conhecida como “embalagem de transporte”. Refere-se a embalagem que reúne um volume de embalagens secundárias para que o transporte possa ocorrer de forma eficiente. Exemplo: uma caixa com 50 sacos de doce de amendoim.
Com relação ao material utilizado, as embalagens para o transporte de cargas costumam ser de:
Isopor: material comumente utilizado para o transporte de grandes produtos como os eletrodomésticos e refrigeradores, mas também os produtos de caráter alimentício, preservando assim sua temperatura e características;
Papelão: material muito utilizado para o transporte de cargas que não necessitam de controle especial, como produtos de papelaria, livros, garrafas, etc.;
Plástico: embalagem muito comum para cargas pequenas, itens que não precisam de embalagens rígidas (como roupas) e produtos cujo formato/tamanho não seja possível ser acomodado em caixas;
Madeira: vegetais, frutas e legumes são comumente transportados em caixas de madeira. Itens de construção civil, tais como cimento, placas de gesso e maquinário pesado, são transportados em pallets.
Principais funcionalidades
Uma das principais funções das embalagens na logística está relacionada à manutenção da integridade dos produtos: as embalagens são responsáveis por proteger as mercadorias, evitando prejuízos e garantindo que cheguem em perfeito estado até o consumidor. Para isso, elas devem ter tamanho e material apropriado.
A embalagem é capaz de, inclusive, impactar na satisfação do consumidor. Itens que chegam amassados, quebrados e danificados geram uma experiência negativa com a transportadora e consequentemente, com a marca dos produtos. Já mercadorias que chegam em perfeitas condições de uso atestam a qualidade do operador logístico e a boa reputação da empresa.
As embalagens também auxiliam na eficiência do transporte. Com embalagens adequadas e resistentes, os colaboradores conseguem separar pedidos, estocar e conduzir os itens do armazém para o caminhão com muito mais assertividade. Elas também são capazes de reduzir custos – é possível diminuir o volume do estoque e ganhar mais espaço nos galpões de armazenamento. E ainda são capazes de melhorar o aproveitamento do espaço dentro dos caminhões.
Uma transportadora que preza pela otimização dos processos em prol da melhor experiência para os seus clientes sabe o quanto as embalagens inteligentes e apropriadas são diferenciais logísticos.
A importância da identificação
Como dito acima, a embalagem tem diversas funções no setor logístico, mas além do material e formato adequados, a identificação bem feita é fator fundamental para que as entregas sejam bem sucedidas. Afinal, para gerenciar uma entrega é preciso gerenciar informações.
De onde veio o produto? Para onde ele vai? Qual a marca? Qual a transportadora? Quais as informações de destino? A boa identificação do que foi embalado acelera os processos logísticos e otimiza envios e recebimentos, além de mitigar erros, prejuízos e insatisfações por conta de informações imprecisas.
Nós da Bomfim Cargas trabalhamos para oferecer o que há de melhor em soluções logísticas, com tecnologia de ponta para garantir a excelência das operações. Há mais de 30 anos atuamos no Nordeste, desconstruindo barreiras e conectando o Brasil com transporte eficiente de cargas.
Precisa transportar seus produtos pelas estradas do Nordeste? Conte com a gente.
Você pode se interessar também:
Transporte de Cargas Fracionadas: descubra o que é e quando é uma boa opção para o seu negócio
