Os seus parceiros logísticos já estão adotando as práticas de ESG?
Se engana quem pensa que falar de ESG é falar de futuro - essas práticas têm gerado uma intensa movimentação no mundo corporativo atual. Buscar o desenvolvimento, sem abrir mão da responsabilidade, tornou-se premissa básica para as companhias. E essa responsabilidade está diretamente relacionada com a geração de um impacto positivo no planeta e na sociedade, ou seja, com os princípios do ESG.
Mas afinal, o que é o ESG?
ESG é a sigla para Environmental, Social and Governance, na tradução do inglês: Ambiental, Social e Governança. O conceito valida condutas empresariais relacionadas aos aspectos:
- Ambiental: práticas em conformidade com a manutenção do meio ambiente e seus recursos, com a sustentabilidade e com a redução dos seus impactos negativos;
- Social: práticas empresariais em prol das responsabilidades trabalhistas e sociais das empresas, disseminação de conceitos como respeito e diversidade;
- Governança: processos de administração pautados na transparência, ética, responsabilidade e credibilidade para as empresas.
O conceito, que ainda vem sendo incorporado pelas empresas, não é novo. Foi criado há 18 anos pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de encontrar formas de integrar o ESG ao mercado financeiro. Entretanto, a partir desse movimento, foi percebido o quanto as boas práticas empresariais são capazes de gerar melhorias em diversos aspectos da sociedade. Assim, os valores ESG passaram a fazer parte das estratégias de negócios dos mais variados segmentos, portes e países.
Integrar essas “boas práticas” não é mais uma questão de escolha por parte das companhias, mas sim uma demanda prioritária, reconhecida inclusive, pelos próprios clientes. Saber sobre a reputação e o posicionamento das marcas tem sido fundamental para o fechamento de negócios e a manutenção de conexões entre consumidores, empresas e investidores.
E qual a relação do ESG com o setor logístico?
As preocupações com o meio ambiente e com a sociedade ganharam espaço no mercado e tornaram-se tema recorrente no setor logístico, sobretudo com a pandemia da Covid-19. Grande parte das empresas precisou se adaptar e modificar sua forma de vendas, aumentando assim sua expressividade online. Como consequência dessa alta, as soluções logísticas passaram a ser cada vez mais necessárias, principalmente aquelas relacionadas à entrega eficiente de produtos.
Ainda que a setor logístico não esteja relacionado à produção, cabe a ele as atividades de armazenamento, distribuição e transporte, capazes de gerar impacto no meio ambiente e nas questões sociais e de governança. Dessa forma, a logística está totalmente conectada aos valores ESG – e eles têm potencial para propor melhores práticas em diversas frentes da cadeia logística.
A descarbonização é uma das principais abordagens a serem trabalhadas pelo setor.
Na Bomfim Cargas, os valores ESG passaram a nortear nossas ações e estratégias. Nós já estamos investindo no mapeamento das rotas, na manutenção da nossa frota e na automatização de processos para a
redução de emissões de carbono. Trabalhamos com o uso consciente dos recursos, o descarte de resíduos mais seguro e a implantação de processos competentes de administração, com foco na gestão de pessoas, na transparência e na ética. Diversas outras ações vêm sendo planejadas em busca de operações logísticas ainda mais sustentáveis, sem perder a eficiência no transporte de cargas. Estamos nos organizando para o desenvolvimento de práticas de gestão capazes de melhorar o mundo!
Precisa transportar pelas estradas nordestinas? Conte com a gente!
Primamos pela excelência, segurança, pontualidade e sustentabilidade no transporte de cargas.
Faça uma cotação com a Bomfim Cargas diretamente por aqui.
Você pode se interessar também:
Todas as cargas são ‘transportáveis’ pelas estradas brasileiras?
